Saúde de Tanabi ultrapassa a meta de vacinados na campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

A meta colocada pelo Ministério da Saúde era de se vacinar 95% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos, Tanabi ultrapassou esta  meta e registrou 99,4% de vacinados.

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite iniciou no dia 06 de agosto e  encerra  hoje, dia 31, em todo o Brasil, mas o Ministério da Saúde já informou que o país terá mais um 'Dia D' neste sábado (1º), para os municípios que não atingiram a meta de 95% de vacinados, o público-alvo desta campanha são crianças de 1 ano a menores de 5 anos. O percentual de crianças vacinadas no estado de São Paulo até o momento é de aproximadamente 72%.

A Secretária Municipal de Saúde, Rosana Gonzalez, informa que Tanabi alcançou 99,4% de vacinados e por esse motivo não abrirá as unidades amanhã, dia 01.

A poliomielite continua eliminada no Brasil, mas devido registro de casos notificados de paralisia flácida aguda na Venezuela e a baixa adesão de vacinação durante o período de campanha, a doença é uma grande ameaça.

Em relação ao sarampo o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. No entanto, os surtos estão relacionados à importação. Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela. Até o dia 17 de julho, foram confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas, 2.529 permanecem em investigação e 147 foram descartados. O estado de Roraima confirmou 216 casos da doença, 160 continuam em investigação e 38 foram descartados.

Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio Grande do Sul (8); e Rondônia (1). Até o momento, o Rio de Janeiro informou ao Ministério da Saúde, oficialmente, 7 casos confirmados. O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo.

A Secretária Municipal de Saúde, Rosana Gonzalez, aproveita a oportunidade para agradecer o empenho de todas as equipes da atenção básica do município pelo sucesso nesta campanha.

Comunicação - Secretária Municipal de Saúde

31/08/2018